Caso de sucesso!

Este mês com EnvialoSimple queremos te mostrar um dos nossos «Casos de Sucesso» que chamou a atenção em várias campanhas pelo seu ótimo gosto que tem na hora de planejar e pela sua estratégia cuidadosa que utiliza para se comunicar com o cliente.

Espiral® Design+Comunicação leva adiante a criação e o envio da newsletter com nossa plataforma de e-mailing EnvialoSimple da conta CLUB BAYER, e nos ofereceu uma entrevista para nos adentrar nas fortaleças e nos detalhes das suas campanhas!

Tudo começou a partir da proibição da venda de produtos farmacêuticos nas prateleiras, ai então deveu-se desenvolver um programa sob o qual os dependentes de farmácias dessem prioridade aos produtos da Bayer nos POP. Este programa foi batizado como Club Bayer.

Então os dependentes de farmácias, começaron a se cadastrar na Plataforma Web, gerando uma base de dados de farmacêuticos e farmácias, carregando seus cupons e trocando-os por prêmios.

Na atualidade, a base de dados registra mais de 10.000 farmacêuticos de mais de 5.000 farmácias ao redor de todo o país, que foram se somando a partir de diferentes atividades, como jogos online, recomendação de outros usuários, carregamento de fotos, etc. Para tais fins, a plataforma EnvialoSimple se encarrega de transmitir a mensagem que se quer comunicar ao cliente!

 

caso de exito Grupo Bayer

 

Convidamos você a se inspirar com o nosso caso de sucesso!

-Ivana Nazareno EnvíaloSimple: Como é o processo de planejamento de cada campanha para o Grupo Bayer?

-Ignacio Larralde Espiral:  O ramo do negócio do nosso cliente para o qual trabalhamos, é um Plano de Fidelização. Todos os meses nos chega um brief do cliente, sobre o qual devemos idear e desenvolver uma ação interativa (desde um Memotest a uma Loteca) e planejar a comunicação que se realizará para incentivar ao usuário a participar. Dentro desse plano de comunicação, um dos pilares é o email marketing, já que no permite chegar de uma forma direta e segura ao nosso target.

Geralmente em cada peça que enviamos comunicando uma ação, incluimos uma seção que antecipa do que se tratará a próxima, isso gera expectativa no usuário e até inclusive o incentiva a pesquisar ainda mais. Lógico que na página da plataforma na qual se refere a peça, encontra-se mais informação a respeito disso mas somente como dicas. Depois, no dia do lançamento da ação é quando realizamos o envio da campanha, comunicando a ação e suas recompensas. Em cada peça procuramos atingir um equilíbrio entre imagem e texto, e assim conseguimos gerar um visual atraente e também compatibilidade com a maioria dos clientes de email (a fim de não cair no spam!).

É importante salientar que parte do programa de fidelização consiste em participar das ações para sumar pontos e ganhar prêmios, é por isso que um item forte dentro da peça é a comunicação clara e direta dos benefícios e recompensas que o usuário receberá por participar.

Acabada a campanha, nossos especialisas de marketing fazem um relevamento usando as estatísticas oferecidas pela EnvialoSimple, e isso nos permite, uma campanha após outra, melhorar a comunicação, o layout da peça e os horários de saída segundo o tipo da ação. Por sua vez, recompensamos a todos aqueles que tenham realizado clique na peça.

 

-IN EnvíaloSimple:  Na hora de inovar e destacar a marca, em que coisas você se inspira?

-IL Espiral: No caso deste cliente, nós nos baseamos principalmente em um design minimalista sem tantos detalhes, onde a mensagem e uma única imagem forte sejam os protagonistas da peça. Tentamos comunicar um máximo de 3 notícias/anúncios para não desviar ao usuário do nosso objetivo principal na comunicação. Uma das estratégias mais rentáveis que observamos e incorporamos, é a mecânica Call To Action, que consiste em banners e botões que, chamem a atenção a partir de imagens ou frases que convidem ao usuário para fazer clique. A estratégia que usamos dentro desta mecânica é a promessa, na qual se comunica que ao fazer clique ganhará prêmios instantâneos -promessa que, com certeza, cumprimos.

-IN EnvíaloSimple:  Você acha que no email marketing joga um papel importante a criatividade?

Eu acho que o email marketing joga a favor da criatividade como suporte, mas na agência acreditamos que o email marketing consiste em um modelo de sucesso que deve-se replicar conforme a campanha. Temos que levar em conta que nós estamos ingressando nas caixas postais dos usuários, e que a intolerância aos emails corporativos e o nível de spam é cada vez maior. É por isto que não devemos perder muito tempo em procurar novas vias ou alternativas: existem uma estratégia e um discurso que funcionam. O usuário os rejeita primeiro, depois os assimila e por último os aceita. Conseguida essa aceitação, uma mudança na comunicação pode gerar desconfiança novamente e desta forma fazemos um retrocesso.

Claro que para chegar a essa estratégia, e conseguir o reconhecimento e a aceitação do usuário, leva seu tempo e é provável que no caminho devam-se fazer mudanças na direção para atingir as porcentagens/taxas desejadas.

  Emai marketing efectivo