O contexto hiper competitivo que carateriza o mundo empresarial e de negócios, muitas vezes os detalhes são de grande importância. Por isso, conhecer cada ferramenta e saber como aproveitá-la ao máximo é um tema muito importante dentro do Email Marketing.

Pensando na satisfação do cliente ou assinante, existem várias formas de utilizar o correio eletrônico como um serviço a mais entre aqueles que pode oferecer uma empresa ou organização. Mas nesta oportunidade tomaremos como referência aos lembretes, um tipo de email que nem todo o mundo lhe dá a importância que merece.

Como a própria palavra diz, estes correios servem de ajuda memória para os usuários, para fazer lembrar assuntos, e utilizados corretamente são capazes de melhorar a relação, por exemplo, entre uma empresa e seus clientes. Lógico que isto também pode causar um aumento nas conversões e um maior alcance das suas campanhas de Email Marketing.

Para que se utilizam? As oportunidades são variadas e devem se adequar às necessidades de cada pessoa. Geralmente se utilizam para que o assinante se lembre de aproveitar uma oferta que acabará em breve, para avisar sobre uma reunião programada ou data especial – como um aniversário, ou evento – e também para que não se esqueça do prazo de vencimento de um pagamento.

Podemos observar exemplos práticos deste estilo de correios nas seguintes capturas de emails, utilizados para relembrar uma base de contatos sobre o acontecimento de um evento ao qual eles se cadastraram.

captura captura 2

Como em cada ação de Email Marketing, existem uma série de sugestões e boas práticas para não deixar nada por acaso:

– Personalização: a mais comum é apresentar o correio com o nome do destinatário.

– Informação concisa e clara: que o assinante compreenda rápidamente de que trata a mensagem.

– Um bom assunto: o mesmo que o conteúdo, deve ser claro e compreensível.

– Vias de contato: oferecer ao assinante a possibilidade de fazer consultas.

– Boa redação: uma gramática e ortografia corretas semprem aumentam a qualidade de um envio e, em consequência, a qualidade do produto ou serviço oferecido.

– Botão para desinscrever-se da lista. Lembre, cada detalhe vai somar para melhorar a chegada para um determinado público e quanta maior atenção preste, melhores serão os resultados.

Não esqueça! Ou você precisa que mande um lembrete?