O caso de sucesso que vamos apresentar hoje se baseia num pilar principal: a criatividade, design, estilo e inspiração serão visualizados numa campanha de email marketing.
Com certeza você já conhece a bebida Campari, um aperitivo de cor vermelho e sabor amargo. Campari Argentina, através da agência Blum! utiliza EnvialoSimple para realizar suas campanhas de email marketing.

39093_130105940367018_6322970_n

Blum! Marketing & Communication é uma agência que nasceu faz 4 anos, fundada por Luciana Zuvic e Florencia Rico: duas mulheres empreendedoras, jovens, com uma ampla experiência em marketing de marcas e político.
Blum! tem um grande portfólio de firmas de bebidas com ou sem álcool, como Campari, Cinzano, Aperol, Cynar  H2O, Norton, entre outras. Também em produtos massivos como Prime, Huggies, Twistos e Philips, e uma relação com as marcas número um da moda argentina, que lhes permitiu gerar cobrandings entre marcas, abrindo uma enorme tendência na relação de marcas de diferentes ramos.
A agência se carateriza por desafiar o tradicional de forma criativa, pelo seu compromisso e paixão em cada projeto que realiza.
Blum! É uma agência que a Campari têm escolhido a partir do ano 2010 para criar e produzir suas ações de BTL e da Campari Trends, e foi quem acompanhou à marca no seu processo de reposição e crescimento, conseguindo em conjunto a massividade da marca, associando ela à moda e à tendência. Elea Arias Larroudé é Social Media Manager da agência, e será a encarregada de transmitir o que conseguiram através da campanha Campari Trends.
“TRENDS é uma newsletter que surgiu no ano 2011 como uma proposta da BLUM! num momento onde a Campari se encontrava em um processo de reposicionamento da marca muito forte.
A Campari Trends nasceu com a necessidade de contar ao target sobre o mundo que rodeava à Campari. Neste mundo você poderia se encontrar com a primicia das novas tendências em moda, a apresentação de alguma marca amiga, um lugar muito Campari ideal para tomar algo, novidades sobre a marca ou eventos que podiam interessar aos consumidores.
A partir do ano 2013, fizemos uma nova versão desta ideia, e começamos a mostrar o mundo Campari através de uma pessoa comum que representasse o espírito da marca. Escolhemos personagens interessantes, relacionados com a moda, a arte, a fotografia, todos eles referentes do âmbito onde se encontravam e amantes da Campari. Procuramos contar coisas novas deles, de uma forma simples, sintética e com um estilo muito atraente do estilo collage.
No ano 2014, reforçamos a ideia com personagens um pouco mais fortes, fazendo foco no design que vai mudando mês a mês, segundo a personagem. Procuramos refletir ao entrevistado a partir de um objeto ou recurso que o caraterize. Desta forma a news é dinâmica e surpreende nossos assinantes o tempo todo».
Como é o processo de planejamento e criação das campanhas?
“Em geral, cada ano procuramos uma nova definição do estilo, do design e do conteúdo da news segundo o momento da marca, através de propostas que reflitam o espírito e o mundo da Campari. Logo depois, procuramos personagens atraentes que se movem neste mundo e que além disso são amantes da Campari. Uma vez identificados, os entrevistamos e em função do material que geramos, realizamos o conteúdo e lançamos as propostas do design que possam impactar e se relacionar com o que conta a personagem e os valores da marca.»
Na última newsletter enviada, o rosto visível foi Diego Iglesias, jornalista e apresentador argentino. «Escolhemos a Diego Iglesias porque achamos que seu espírito curioso, seu estilo descontraído e seu carisma têm muito a ver com a Campari. Aliás ele gosta muito da marca. Destaca-se pela paixão com a qual faz tudo. É um personagem versátil, autêntico e divertido.»

campari trendsO design da campanha combina texto e imagens. Elea fala que: «Achamos que é muito importante conseguir um forte impacto visual através do desenho e procurar priorizar a imagem. Mas, é fundamental conseguir um mix equilibrado entre texto e imagem, para que aqueles que não conseguem visualizar automáticamente esta última, possam ler a priori do que se trata e descarregar a imagem que complete a experiência. Não adianta fazer um desenho atraente se as pessoas não podem vê-lo ou descarregá-lo.»
Como geraram o banco de dados da Campari? «O banco de dados da Campari foi gerado através das diferentes experiências que tiveram os consumidores e seguidores da marca com ela, ou seja: eventos, ações on premisse, aplicativos online, ações off line, e a subscrição online. Todos aqueles que recebem TRENDS, a escolheram depois de alguma experiência com a marca.»
O banco de dados «está segmentado, por locais e idades. Trabalhamos com bebidas alcoólicas, e a maioridade de idade é o primeiro a levar em conta.»
Elea fala que: «Escolhemos o email marketing, porque é a ferramenta para conseguir o contato direto, personalizado, one to one, e especialmente da imprensa, oferecendo conteúdo divertido, no qual possam encontrar algo que achem que é interessante e se sintam caraterizados.
Perguntamos para a Social Media Manager sobre qual é a reação que esperam dos assinantes quando enviam as newsletters da Campari Argentina. Ela fala que: «esperamos que achem que é   interessante, divertido. Que possam compartilhar e achem que é atraente. O objetivo é levar a marca ao consumidor e à imprensa com conteúdo relevante».
A escolha do assunto «é o mais importante porque em muitos casos determina a abertura da campanha. Tentamos que seja divertido e interessante».
Falando do EnvialoSimple, perguntamos para Elea sobre a sua experiência com a ferramenta. Ela fala que: «EnvialoSimple resultou ser muito prático, é uma interface clara, simples e completa. O nível de antendimento online que oferecem a cada minuto é impecável, portanto qualquer problema é resolvido imediatamente.
Utilizamos os relatórios para analisar a taxa de abertura e o comportamento dos assinantes, desta forma vamos analisando que personagens ou conteúdos resultaram de maior interesse e relevância».
Por último, a Blum! deixa um conselho para todos aqueles que ainda não começaram a usar email marketing nas suas campanhas: «O email marketing é uma forma simples e direta de fortalecer o vinculo com os seguidores da sua marca. O importante é contar com bases de dados próprias e ter a certeza de que as pessoas que recebem o mail são aquelas que realmente estão interessadas em lê-lo. Aliás, é chave pensar neles, e poder lhes mostrar o conteúdo importante, que seja um valor agregado».

Compartilhamos uma das newsletters da campanha Campari Trends. Aproveite!

campari trends diciembre