O planejamento:

Como em toda ação de marketing, o planejamento é muito importante e dela depende em grande parte o sucesso da nossa empresa.

  • Defina em primeiro lugar que tipo de empresa vai realizar: newsletter, venda, envio de descontos, saudação em um dia especial, postal, carta formal, seguimento, memorandum, informação do produto, promoções, convite para um evento, etc.
  • Não tente misturar diferentes tipos de emails. Por exemplo: um email de vendas com um convite para um evento. O destinatário confundirá suas intenções.
  • Leve em conta os tempos de envio. Uma mensagem não deve chegar antes nem depois do momento indicado. (veja como planejar o envio de uma campanha com EnvialoSimple.com)
  • Segmentar o envio nas nossas listas, segundo os criterios que temos dos campos personalizados, aumenta entre um 10% e 30% a efetividade das nossas campanhas. (veja como segmentar seus envios com EnvialoSimple.com)

O assunto:

O assunto das nossas mensagens é um dos fatores chaves na taxa de abertura das campanhas. Devemos colocar especial atenção na hora de defini-los. Devemos ser criativos, mas sem perder de vista os seguintes objetivos.

  • Não tente vender o conteúdo da mensagem no assunto, pelo contrário, somente tente informar.
  • Seja conciso. No possível, que não supere os 50 caracteres ou que pelo menos o conceito chave se encontre dentro dessa medida.
  • Evite utilizar frases ou palavras como «Desconto», «Promoção», «Grátis», «Oferta», «teste», «por tempo limitado», etc. a não ser que tenha a certeza que os seus assinantes estão esperando este tipo de correios. Este tipo de assuntos faz com que muitas vezes nossas mensagens sejam consideradas como SPAM pelos filtros.
  • Não ofereça nada que seja tão bom como para ser real.
  • Evite utilizar palavras ou frases totalmente em maiúsculas e não repita signos de admiração desnecessários.
  • Evite repetir o assunto ou que seja semelhante em cada envio.
  • Indentifíque-se no campo FROM do email e deixe os conceitos para o assunto.
  • En e-mail promocionales, los asuntos en forma de pregunta suelen funcionar bien.
  • Aproveite a funcionalidade de personalização do assunto de EnvialoSimple.com e também a possibilidade de usar vários assuntos aleatórios. Experimente com diferentes assuntos para uma mesma campanha e avalie qual produz melhores resultados. (Veja como personalizar o assunto dos seus correios no EnvialoSimple.com)

O conteúdo:

O conteúdo que o senhor gere e entregue aos seus assinantes em cada correio definirá que um receptor decida cancelar a assinatura de suas listas ou o compartilhe nas redes sociais e o envie para seus amigos.

  • Identifique-se perante os destinatários. É provável que eles não se lembrem de o senhor nem de ter feito a subscrição.
  • Envie para seus assinantes conteúdo de qualidade se desejam que eles mantenham o interesse. Eles esperam alguma coisa útil do senhor.
  • Evite utilizar frases como «SÓ POR HOJE», «COMPRE AGORA» em maiúsculas. Isto equivale a gritar e os filtros AntI-SPAM não lhe permitirão chegar a destino.
  • Personalizar o conteúdo ajuda a gerar um relacionamento com o receptor. (Veja como personalizar seus correios com EnvialoSimple.com)
  • Inserir link para cancelar inscrição. Fazê-lo é mais fácil com EnvialoSimple.com e uma lista «limpa» sempre é mais efetiva em termos de ROI e diminui a possibilidade de ser denunciados como spammers.
  • Aproveite o potencial das redes e marcadores sociais permitindo que seus assinantes compartilhem seu conteúdo. (Veja como utilizar a ferramenta do EnvialoSimple.com que permite aos destinatários compartilhar seu conteúdo)
  • Inclua um chamado à ação nas suas mensagens. No possível, com links para a Landing Pages onde você possa medir o grau de conversão segundo os objetivos. EnvialoSimple.com se integra com Google Analytics incluindo, de forma automática, variáveis nos links que permitirão medir as ações dos visitantes uma vez que chegam no seu site a partir de uma campanha de email (deve incluir o código de seguimento do Google Analytics no site destino para aproveitar esta funcionalidade)

O design:

É fundamental seguir alguns critérios na hora de desenhar a peça de email para aumentar as possibilidades de chegar ao destinatário, em primeiro lugar, e de atingir que possa converter segundo os nossos objetivos.

  • Não faça da sua peça html uma obra de arte moderna. Isso não lhe interessa ao receptor e ainda mais quando as imagens estão bloqueadas em muitos clientes de correio. Concentre-se no conteúdo que é, em definitiva, o que lhe importa ao assinante, mantendo sempre um design claro com uma leitura fácil.
  • Tente de fazer o design da peça de forma que todo o conteúdo estiver dentro dos 600 pixels de largura.
  • Evite o tag «tbody» no seu código html e nunca utilize os endereços IPs para fazer referências às imagens ou links externos. Isto não é bom para os filtros anti-spam.
  • Faça duas versões do seu email, uma HTML e outra em texto plano. EnvialoSimple.com permite enviar emails do tipo Multipart/Alternative MIME, quer dizer, composto de uma parte HTML e outra em texto plano. Isto, aliás de nos permitir chegar àqueles que ainda não visualizam conteúdo html nos seus clientes de correios (poucos mas existem), nos ajuda a que os filtros anti-spam não o considerem assim.
  • Esqueça do CSS. A maioria dos clientes de correio não prestam atenção às regras. O melhor nestes casos é utilizar tabelas e imagens espaciadoras para o layout. Se utiliza algo do CSS faça-o com o atributo «style» dentro do próprio tag elemento. Exemplo:  <p style="color:red;">Oi Mundo!</p>
  • Leve em conta que a maioria dos clientes de correio bloqueiam as imagens. Não utilize os chamados à ação e conceitos chaves somente em imagens. Utilize o texto no atributo «alt» das imagens para que o leitor possa identificar a mensagem sem necessidade de descarregá-las. Repita, se for necessário, a mensagem dentro do conteúdo do texto. Utilize as imagens somente para reforçar conceitos e não como único meio para exibir a mensagem ou chamado à ação.
  • Se utiliza imagens, lembre que devem estar hosteadas numa pasta de acesso público da sua conta de hospedagem, e lembre também de utilizar Paths absolutos referenciando-as no código html.
  • Não utilize texto na mesma cor ou semelhante ao fundo. Isso não é bom para os filtros anti-spam.
  • Utilize maior quantidade de texto que de imagens, e nunca utilize uma imagem como todo o conteúdo do email. Isso não é bom para os filtros anti-spam e somente fará com que sua mensagem não chegue ao destinatário.
  • Evite utilizar muito texto de tamanho grande ou em cores muito brilhantes. Isso aumenta as possibilidades de que o nosso email seja classificado como spam pelos filtros.
  • Realize provas enviando seus emails a diferentes clientes e serviços de correio para conferir se são exibidos corretamente. Os diferentes clientes de correio, especialmente Outlook e os clientes web como gmail, hotmail, yahoo, etc. têm suas próprias formas para processar o html dos nossos correios.
  • Esqueça de utilizar Javascript, Flash e formulários na versão HTML do seu email. Inclusive, em clientes como Outlook, os GIF animados não funcionam como tal ficando estáticos no primeiro frame.

Colocamos mais informação relacionada sobre como desenhar nossos emails, veja abaixo:

Os resultados:

Medir e avaliar os resultados de uma campanha não somente nos ajudará a entender o alcance das nossas listas, mas também nos permitirá definiri questões que potenciarão o alcance nas próximas ações:

  • Leve em conta que a estatística de aberturas não é 100% precisa. Um email aberto é considerado como tal quando a imagem transparente incluída automáticamente no email, é carregada pelo cliente do correio. Se levamos em conta que a maioria dos clientes de correio bloqueiam as imagens, podemos entender que a taxa de aberturas é maior daquela que visualizamos nas estatísticas.
  • Se o senhor observa um aumento anormal de bounces hards a respeito de uma campanha recente à mesma base, poderia indicar que seus emails foram filtrados como spam. Neste caso verifique se o senhor se baseou nos critérios exibidos acima.
  • Por causa dos diferentes filtros anti-spam e à política de detenção de cada um, é práticamente impossível que o 100% dos nossos emails cheguem a destino. De fato, na indústria se considera que entre um 10% e um 20% de correios na pasta de spam é um número normal. Mas com trabalho e criatividade podemos chegar tranquilamente a um 35% ou 40%.
  • Caso seu email convide ao destinatário a visitar um site ou landing page da sua propriedade, não fique somente com as estatísticas de EnvialoSimple.com. Lembre que a ferramenta se integra com Google Analytics de forma automática e depois da campanha o senhor poderá acessar a métricas sobre o comportamento dos assinantes que chegaram no seu site a partir do email.
  • Não reste importância à taxa de cliques na sua avaliação. Esse dado determinará se estamos nos comunicando corretamente com o destinatário e se os nossos chamados à ação são efetivos ou precisam ser melhorados.
  • Novamente… experimente, segmente suas listas, envie uma campanha com diferentes assuntos e finalmente avalie qual é que dá melhores resultados. EnvialoSimple.com lhe oferece uma ferramenta para comparar a performance entre as campanhas.

Ainda não faz email marketing?
Damos de presente 500 envios para que você experimente a ferramenta de forma mais simples, rápida e eficaz.
Experimente grátis EnvialoSimple»