«Aprenda as regras como um profissional para poder quebrá-las como um artista»,

reza o talentoso criador do cubismo Pablo Picasso, e na sua frase não só reflete a essência da maravilha das suas obras, mas também manifesta uma das grandes verdades do mundo corporativo que muitas vezes perdem-se na teoria.

Quebrar as regras é a maior possibilidade que tem uma empresa para criar, destacar-se e gerar um impacto positivo na audiência. 

 

Às vezes pode acontecer que no mundo corporativo, e com a saturação de postagens especializadas que têm como objetivo oferecer informação útil e valiosa aos leitores, os conteúdos são cada vez mais semelhantes entre si, e a atenção gira ao redor de posicionar um site para atrair cada vez mais tráfego, e não leva em conta o verdadeiramente importante, que é oferecer ao leitor as ferramentas e a leitura que precisa em um momento determinado para satisfazer as suas necessidades.

E por que começamos com esta introdução para falar de marketing de conteúdos?

A resposta é relativamente simples. Porque em um mundo tão competitivo e conectado, o conteúdo continua vigente como uma proposta eficaz para atrair futuros clientes e fidelizar os clientes atuais.

Uma correta estratégia de marketing contemplará e utilizará este valor acrescentado que oferecem os conteúdos para atingir seus objetivos e crescer como marca.

Considerando a ideia na frase de Picasso, é imprescindível conhecer as chaves mais importantes do marketing de conteúdos para depois diagramar e definir uma estratégia como um autêntico artista.

É por isso que a partir do EnvialoSimple fizemos uma guia prática das chaves mais importantes para levar em conta a criação e realização da estratégia.

 

Dicas para um marketing de conteúdo eficaz

 

1.Em marketing de conteúdos Menos é Mais.

O eterno dilema de «quantidade versus qualidade» chega ao seu máximo esplendor na hora de realizar uma campanha de marketing de conteúdo como sucesso.

Para isso é importante lembrar que assustar e sobrecarregar-se de publicações não é sinônimo de engagement, e que pelo contrário uma ou duas postagens ou gráficos ingeniosos, carregados de humor e criatividade têm o poder de estabelecer uma ponte direta com os consumidores e conseguir a sua atenção. A qualidade de um conteúdo, como em quase todas as coisas, é mais importante do que a frequência e a quantidade de publicações.

 

O marketing não fuge das máximas premissas da vida diária de cada pessoa. 

Não é mais valorado e prazeroso um prato de cozinha feito com amor e cuidado com ingredientes saudáveis e bem temperados do que comer sempre a mesma coisa e sem varieade?

Da mesma maneira, quando se criar conteúdos para uma audiência determinada deve-se ter especial atenção na apresentação, a originalidade e oferecer amor e paixão no texto, a gráfica, infografia ou conferência dada para o público.

Pode te interessar: Caso de sucesso: Gifs Animados em Campanha de Marketing, by Garota fofinha

Gif animado en email marketing

2- Levar em conta a experiência do usuário é fundamental

Muito se fala sobre UX em setores informáticos de programação ou design, mas é importante levar em conta que um site que siga as ideias da experiência centrada no usuário não sirve de nada se o conteúdo nela não concorda com as mesmas premissas.

Pensar, se colocar no lugar do outro como semelhante e elaborar textos que sirvam mesmo para os nossos leitores é o que permitirá que uma marca seja reconhecida e outras fiquem perdidas nas profundidades do universo digital.

Talvez possa lhe interessar: Caso de Sucesso, Ismael Cala: O poder de escutar

Ismael Cala CNN - newsletter

 

3- Investir em profissionais que aportem qualidade

Concordando com o que se disse até o momento, é importante contar com uma turma de profissionais capacitados e com um talento inato para comunicar e realizar todas as tarefas relacionadas ao planejamento e redação de conteúdos, assim como trabalhar com designers gráficos com habilidade estética para fazer uma peça de qualidade tornando-se cautiva e rica para os consumidores.

Coisas que podem lhe interessar: Caso de Sucesso: Campari, design criativo destacado

Caso de Exito email Marketing diseño Creativo Campari
4- Humanizar as relações com os membros da comunidade

Quando se fala de gerar engagement é justamente remover das relações clientes – empresas esse afastamento e estabelecer uma relação mais próxima, personalizada e combinada com os requerimentos dos prospectos.

Compreender que somos humanos, e que trabalhamos todos os dias para e pelos humanos nos possibilita a estabelecer um diálogo mais fluido e gerar como consequência amor pela sua marca.

Temas que podem te interessar: Caso de Sucesso: «Club Bayer, A importância da Comunicação»

Caso de Exito Email marketing: comunicacion con el cliente

 

5-Apostar às redes sociais e email marketing como canal de distribuição.

Não basta somente com que a informação e o conteúdo estejam impecáveis e sejam valiosos e de utilidade para a audiência, mas pelo contrário como se faz a distribuição dos mesmos. Ou seja como chega a mensagem aos leitores e consumidores.

As redes sociais seguem e continuarão em auge e são favoráveis para lhes aproximar aos clientes de forma instantânea as creações da nossa estratégia de conteúdos.

O email marketing também tem uma grande importância já que se converte em uma forma direta de comunicação com os nossos assinantes. Desta forma os leitores ficarão gratos e esperarão cada boletim ou newsletter para ficar sabendo sobre as novidades novas ou todo o material que lhes interessa realmente.

Temas que podem te interessar: Caso de Sucesso: MateriaBiz, difundindo o conhecimento

newsletter capacitar y difundir conocimientos

Leve em conta estes conceitos, para depois conseguir quebrar as regras e desenvolver material criativo e inovador, que se verá refletido tanto nas métricas como no posicionamento, se trabalhar em conjunto com os especialistas em SEO para oferecer ajuda e completar ambas tarefas.