O que é conveniente para suas campanhas de email marketing? Este tema gera um debate constante entre os emails marketers e representa realmente um desafio na hora de planejar uma estrategia adequada.

Fiéis no nosso estilo, sempre pensando em te oferecer uma boa experiência, queremos te ajudar a compreender o importante que é esta eleição nos seus envios e te dar alguns conselhos úteis. Será um grande desafio!

Por que é importante?

Porque a reputação do endereço IP que você usa para enviar as suas campanhas de email é um dos principais fatores que os provedores de correio eletrônico (ESP) levam em conta para estabelecer se os consideram como Spam ou não.

Então o que convém? A resposta não é nem será absoluta, simplesmente porque cada alternativa tem vantagens e desvantagens. Por isso, o realmente importante e interessante é analisar e avaliar qual é a melhor opção para as suas necessidades.

Um IP dedicado

Dará os direitos exclusivos para fazer envios através dele. Ninguém mais o usará.
Você construirá e controlará sua reputação, sem depender de outros.

Vantagens:

– Você terá mais possibilidades de chegar à caixa de entrada dos seus assinantes, sempre que siga as boas práticas de email marketing e consiga manter uma boa reputação no IP.
– Será mais simples detectar e solucionar problemas de taxa de entrega e deliverability.
– Você poderá dar seu IP para seus provedores para que o adicionem às listas brancas.
– Você poderá contratar certificações para conseguir melhorar a taxa de entrega.

Um IP compartilhado

Significa que vários remetentes utilizam o mesmo endereço IP para enviar seus correios eletrônicos, portanto a reputação dos outros também vai influir na sua.

Vantagens:

– Adapta-se melhor aos envios de pouco volume ou anúncios de temporada e estacionais.
– Menor custo.
– É mais tolerante aos usuários que não consiguem as boas práticas.
– Você não precisa se preocupar pela reputação dos IP’s.
– Não é necessário manter uma periciocidade nem volumens constantes de envio.
– Também é necessário um periodo de adaptação do IP para que ganhe reputação.

E o ganhador é…

Toca a campainha! O que dizem os especialistas do EnvialoSimple? Como você já leu, cada alternativa tem suas vantagens e desvantagens, portanto o aconselhável é dizê-lo segundo cada caso em particular.

Tenha cuidado e preste atenção. Ter um IP dedicado não significa que automaticamente você terá uma excelente reputação. Todo o bom que você conseguiu pode ser derrubado como um castelo de baralho se você não se encarega de construir e de manter uma boa reputação. 

O adequado não é necessariamente usar um IP dedicado, porque tudo depende do volume e da periocidade dos envios. Por exemplo, se sua ideia é fazer uma campanha mensal, o ideal é usar IP’s compartilhados. Se, pelo contrário você o faz todas as semanas o conveniente é um dedicado.

Mas tem mais variáveis. Se as campanhas que você envia semanalmente são de 1000 destinatários, convém o compartilhado. Utilizar um IP compartilhado é aconselhável para enviar grande quantidade de emails, embora também seja aconselhável gerenciar e adicionar paulatinamente a quantidade de envios e não fazê-lo indiscriminadamente.

Esperamos com isto que você tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Caso não for assim, pode fazer todas as perguntas que você quiser. Estamos prontos para te ajudar!