Como você define Mosaico?
Javier: É um aplicativo encaixado a EnvialoSimple. Que tem a caraterística de virar a imagem em código. Quer dizer, ao invés de utilizar 10.000.000 de píxeles, utiliza muito menos para gerar a imagem, gerando código HTML.
Qual é o objetivo de Mosaico?
Javier: O objetivo é que as pessoas que não têm ativadas as imagens no seu cliente de correio eletrônico recebam um conteúdo gráfico atraente que as incentive a descarregar imagens; essa foi a filosofia de base para desenvolver Mosaico: criar um instrumento que ajude aos nossos clientes, de forma simples e intuitiva, a fazer campanhas de email marketing mais atraentes e interativas para que possam aumentar a sua taxa de leituras e cliques.
Existe um critério particular para selecionar as imagens?
Javier: Principalmente o logotipo, porque se não tiverem ativada o descarregamento de imagens não poderão ver a sua marca. O objetivo principal de utilizar Mosaico é comunicar de forma mais eficiente. Se tivesse poucas imagens selecionaria aquela que transmita a melhor comunicação.
E quando você tem uma campanha de marketing com muitas imagens, o que é aconselhável para trabalhar com o mosaico?
Javier: Depende muito do desenho que tenha, posso escolher as imagens que sejam mais indicadas para comunicar, atrair e incentivar a ver mais detalhes. Por exemplo, se tivesse um desenho com muitas imagens selecionaria as primeiras porque são aquelas que se visualizam imediatamente quando você abre o correio.
Como você determina a forma de utilizar Mosaico nas suas imagens?
Javier: Mosaico é uma ferramenta muito forte e flexível. O beneficio que tenha depende da criatividade de quem a utilize. Num extremo, posso criar um mosaico que simplesmente seja uma versão em quadrinhos da imagem original, como a versão de baixa resolução, ou posso realizar um requadro muito simples que diga «permitir imagens para ver mais detalhes», …. por outro lado, posso voar com a imaginação e criar um mosaico completamente diferente à imagem original, que incentive ao usuário a permitir imagens sem sua permissão, criando interesse e causando surpresa. Por exemplo, mostrar uma personagem com efeito difuso e com um signo de pergunta, assim quando o usuário descarrega para ver quem é, mostrar outra foto diferente dessa pessoa.
Vocè quer dizer que o limite é a criatividade e a imaginação de quem planeja uma newsletter?
Javier: ¡Eureka! rssssss no final das contas estamos falando sempre de marketing. A melhor estratégia é fazer algo que gere interesse por ver mais e por tanto em descarregar as imagens.
Tem impacto nas estatísticas de aberturas de emails?
Javier: Com certeza. Os emails abertos são detectados somente quando se descarregam imagens. Ao incentivar o descarregamento, com certeza aumentará a taxa de aberturas nas campanhas e a porcentagem de cliques nos links.
Como impacta o peso do email?
Javier: O peso vai aumentar, já que o Mosaico está feito de código código HTML puro e não de uma imagem que se carrega externamente. O editor de conteúdos mostrará um indicador quando o peso do email ultrapasse os valores recomendáveis pelos provedores de correios mais utilizados (Gmail, Hotmail).
Seu uso, está aberto para qualquer tipo de usuário, ou tem alguma especificidade técnica?
Javier: O único requerimento que possui Mosaico é o uso de um navegador moderno, por exemplo Internet Explorer 8 não é suportado. Isto não afeta a quem leia o email, só a quem o planeja. A partir dai o único limite á a criatividade.
O que encontrará o usuário de EnvialoSimple quando veja Mosaico pela primeira vez?
Javier: Com uma ferramenta completa demais que permite adicionar e alterar o texto, mudar as cores das colunas, determinar a qualidade do mosaico e muitas outras funcionalidades. O importante é que as pessoas não tenham limites pré-determinados, e que se aventurem a experimentar. Tudo o que faça, pode desfazê-lo, pode voltar para atrás ou começar de novo todas as vezes que for necessário. Podem fazer algo muito simples com colunas de cores, ou um verdadeiro desenho que destaque e chame a atenção.
É compatível para tablets e smartphones?
Javier: É sim, o usuário dispõe de uma tabela de compatibilidade por sistema operativo e navegadores.