Os GIFs animados são uma ferramenta efetiva utilizada para oferecer vida às campanhas de Email Marketing. Com um GIF você pode focalizar a atenção dos leitores ou remarcar seu produto estrela. Mas o mais importante dos GIFs animados têm o apoio dos diferentes clientes de correio eletrônico. Pelo contrário, nem as animações CSS3 nem os vídeos são suportados.

Mas os GIFs animados têm um inimigo chamado Outlook nas suas versões 2007/2010/2013. As políticas anti spam de Outlook tornaram-se mais fortes e os GIF não passam o filtro estabelecido.

Este cliente de correio mostrará o primeiro fotograma da animação, mas há uma questão chave. Você deve levar em conta, não colocar nas campanhas de Email Marketing, GIF que sejam muito grandes no seu tamanho. Uma boa ideia é fazê-los simples e usá-los com moderação.

Quando você receber um correio eletrônico, com certeza, deve fazer um clique direito sobre o mesmo ou apertar o botão «descarregar imagens» para poder visualizá-las na sua tela. A maioria dos clientes de correio bloqueiam as imagens no seu correio eletrônico HTML.

Para evitar ser bloqueados deve levar em conta alguns pontos. É importante que confira que as imagens  do seus correio eletrônico sejam enlaces. As imagens em movimento geram atração à vista dos usuários na tela do seus computadores ou nos smartphones.

As imagens são muito fáceis de tocar com o dedo se faz clique sobre enlaces de texto.

– A mensagem principal deve figurar na primeira imagen para estar visível para os usuários na caixa de entrada onde o gif não se anima.

– O tempo entre cada imagem e a duração da animação deve ser breve.

– Lembre que os clientes de correio eletrônico qualificam como spam aos emails nos quais prevalecem as imagens. Você deve acrescentar texto no planejamento da sua campanha para balancear o envio e não cair na aba «spam».

– Pense que o envio através do correio eletrônico tem um promédio de leitura de menos de 5 segundos, depois somente vai para o principal. A animação gif dá um toque para chamar a atenção e um ponto de criatividade e originalidade.