As campanhas de Email Marketing se possicionam como uma das formas mais efetivas de conseguir clientes. Tanto empresas pequenas como grandes marcas utilizam as newsletters para colocar seus produtos ou informar sobre novos lançamentos.

Para que a campanha de mailing seja um sucesso mesmo, vários fatores devem ser levados em conta. Sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes é a data de envio do email. Durante os sete dias da semana, uma pessoa tem várias obrigações. Portanto nem sempre tem a mesma vontade para ler a grande quantidade de emails que recebem a partir de diferentes lugares e temáticas: profissionais, sociais, lazer, comercial, etc.

DIA A DIA

DOMINGO
Segundo os dados estatísticos de EnvialoSimple.com, o último dia de descanso é o dia menos indicado para o email marketing. Apenas um 9% das newsletters enviadas nesse dia são lidas pelos assinantes. Um erro muito comum quando se enviam emails aos domingos, que também se repete nos outros dias da semana, é que não se faz uma segmentação na base de dados e a campanha se inicia tarde demais. Se a gente consegue se focalizar num público específico e o envio se realiza na primeira hora da manhã, existe a possibilidade que o leitor inclua o email nas notícias dos domingos e assim se possa ter a tranquilidade suficiente que vai fazer clique naquilo que oferecemos.

SEGUNDA-FEIRA
Apesar da ideia generalizada, a segunda-feira não é um dia ruim para os mailing. O que se aconselha é começar as campanhas depois do meio-dia quando as pessoas estão trabalhando. Nesse momento surgem alguns segundos livres que podem servir para dar uma olhada nos emails, visto que as pessoas aproveitam as primeiras horas do dia para se organizar e limpar suas caixas de entrada com o que restou sem ler no fim de semana. É importante utilizar um assunto curto e criativo que chame a atenção. Segundo as estatísticas de Envialo Simple, as campanhas começadas na segunda-feira geram um 20% de cliques.

TERÇA-FEIRA
Este dia é interessante para começar uma campanha. Segundo os dados obtidos através deste serviço de Email Marketing, um 22% das mailing que se enviam por semana começam às terças-feiras. É aconselhável para enviar informação de eventos que se realizarão durante o fim de semana, otorgando assim alguns dias para que o assinante possa lê-lo para depois tomar uma decisão. Mas esta vantagem pode virar uma desvantagem se o assinante esquece o email. Nesse caso se recomenda enviar um lembrete nos próximos dias para que o leitor lembre da informação.

QUARTA-FEIRA

Este dia é o mais indicado para realizar email marketing. Na metade da semana é quando o trabalho já está organizado e há tempo real para dar uma olhada nos correios pessoais. Além disso, começa o planejamento para o fim de semana e as pessoas prestam mais atenção a todas as coisas que são enviadas à caixa de entrada. Geralmente se aproveita a quarta-feira para enviar promoções, produtos ou serviços de rápida ação. Ao enviar várias campanhas nesse dia, é preciso que o conteúdo do email seja conciso e efetivo, ou seja que chame a atenção e ao mesmo tempo seja de rápida solução.

QUINTA-FEIRA
É outro dia indicado para começar campanhas. Pode-se considerar que é a última chance para um envio efetivo, especialmente se o que se quer promocionar são eventos ou promoções para o próximo fim de semana. A porcentagem das newsletters enviadas e lidas é praticamente a mesma. Portanto com uma boa base de dados, com certeza os destinatários abrirão o email. É fundamental que o mailing seja feito na metade da manhã, visto que otorga um tempo suficiente para que o receptor possa lê-lo, avaliá-lo ou comentar e tomar uma decisão. É o dia no qual as campanhas podem gerar mais cliques, mas também ao ser um dos dias nos quais enviam, a porcentagem é de um 19%.

SEXTA-FEIRA
Neste dia já começa a diminuir a quantidade de envios, embora o nível de recepção continue sendo alto. É aconselhável aproveitar às sextas-feiras para se focalizar em um público específico, com uma mensagem concreta e a possibilidade de resolver a oferta no mesmo momento em que se está lendo. Também pode-se aproveitar para reforçar alguma campanha começada no início da semana. Se o que se deseja é enviar conteúdo informativo, que leve algum tempo prolongado para ler, é melhor descartar esse dia para fazê-lo. Caso o assinante trabalhe em escritórios, é recomendável fazer o envio uma hora antes do fim do dia de trabalho.

SÁBADO
Assim como nos domingos, nos dias sábados existe menos tráfego de emails. Comparando com as quartas-feiras, dia onde tem maior volume de emails enviados, o dia sábado representa um 89% menos de envios. De qualquer jeito, o número de cliques que geram as campanhas é o mais elevado dos 7 dias com um 39%. Segundo estas estatísticas podemos apostar aos sábados para começar campanhas que enviem informação ou conteúdo específico.